O Artigo 13 é uma proposta de lei da União Europeia sobre os direitos de autor, que, segundo eles, tem como objetivo "encontrar formas eficazes de os detentores dos direitos de autor protegerem o seu conteúdo online". Mas praticar o artigo, cujo o objetivo é "defender os direitos de autor", é um tanto questionável, pois existem algumas consequências para quem utiliza a Internet. Consequências como:
- O Google vai deixar de funcionar como tem funcionado até agora, e como vamos ser impedidos de retirar as imagens, o Google Imagens vai deixar de existir (pois não têm dinheiro para pagar todos os direitos de autor de TODAS as imagens).
- As redes sociais como instagram, whatsapp, facebook, twitter, etc. vão levar restrições, podendo mesmo deixar de existir. Como a grande parte das imagens, vídeos e músicas aí colocados são retiradas da internet, e visto estas empresas não terem dinheiro suficiente para suportar os direitos de autor, terão de ser eliminadas da UE;
- Os youtubers vão estar impedidos de publicar conteúdos nos seus canais. Todos os youtubers da União Europeia terão os seus vídeos anteriormente publicados bloqueados, bem como os vídeos futuros;
- Vamos perder o acesso a milhões de vídeos, de todo o mundo (sejam videoclipes de músicas, vloggers de youtubers, e muito mais). Ou seja, possivelmente o youtube também deixaria de existir.
Se o Artigo 13 for aprovado entra em vigor já em Janeiro de 2019. Se tal acontecer toda a UNIÃO EUROPEIA será privada de conteúdos de todo mundo. Isto é muito grave! A internet como a conhecemos deixaria de existir.
Aqui podem aceder a toda a informação sobre o Artigo 13 e entrem no movimento #SaveYourInternet assinando aqui o abaixo-assinado contra a aprovação do artigo.
Comentários
Enviar um comentário