Avançar para o conteúdo principal

Biblioteca Pessoal | O Monte dos Vendavais


O  MONTE DOS VENDAVAIS  BrontëEmily 

É um livro de um autor inglês, um clássico da literatura inglesa que várias pessoas da minha família tinham-me falado mas também é um livro recomendado pelo plano nacional de leitura para o ensino secundário. A primeira publicação do livro foi em 1847, inicialmente a critica literária inglesa achou o livro estranho, confuso ambíguo como também excessivamente apaixonado e violento. No entanto, estas criticas não impediram que o livro se tornasse um sucesso.
A edição que eu tenho é a primeira edição na editora book.it de Março de 2011, o livro foi-me oferecido há cerca de 3 anos. Como já perceberam tive o livro na estante durante quase 4 anos sem ler uma página.  
Embora  o enredo seja uma história de amor, a história passa-se num ambiente obscuro, na verdade tenho alguma dificuldade em descrever-lo. A história transmite algum enigma com um toque de magia. Até onde li pude perceber que é uma história repleta de emoções fortes. Com a caracterização das personagens muito bem feita, a forma como a história é contada cria curiosidade ao leitor, em saber o que irá acontecer a seguir pelo simples facto de os acontecimento assim como as reacções das personagens são imprevisíveis.

Sinopse:
O Monte dos Vendavais é uma das grandes obras-primas da literatura inglesa. Único romance escrito por Emily Brontë, é a narrativa poderosa e tragicamente bela da paixão de Heathcliff e Catherine Earnshaw, de um amor tempestuoso e quase demoníaco que acabará por afectar as vidas de todos aqueles que os rodeiam como uma maldição. Adoptado em criança pelo patriarca da família Earnshaw, o senhor do Monte dos Vendavais, Heathcliff é ostracizado por Hindley, o filho legítimo, e levado a acreditar que Catherine, a irmã dele, não corresponde à intensidade dos seus sentimentos. Abandona assim o Monte dos Vendavais para regressar anos mais tarde disposto a levar a cabo a mais tenebrosa vingança. Magistral na construção da trama narrativa, na singularidade e força das personagens, na grandeza poética da sua visão, nodoso e agreste como a raiz da urze que cobre as charnecas de Yorkshire, O Monte dos Vendavais reveste-se da intemporalidade inerente à grande literatura.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Retrospectiva

  Queria descrever como me sinto neste momento mas falta-me as palavras, pelo menos as certas.Não encontro as palavras certas para tal, ou talvez encontre e ache que não as são. Eu não sou uma pessoa supersticiosa mas tenho de admitir que 2013 não foi o meu melhor ano. Não foi totalmente mau nem totalmente bom, houve momentos que  e acontecimentos que modificaria ou os apagava simplesmente enquanto isso ainda não é possível tentei apreender o mais possível com os erros... Porém há outras que eu repetiria sem sombra de dúvidas, e devo esse momentos aos meus amigos, os verdadeiros, amigos (espero não me enganar) que são para a vida. Foi um ano cheio de emoções. Veremos como será 2014. Bom ano a todos :) TâniiaR

Viagem ao norte #3

Olá ! Como vos prometi deixo aqui últimas fotografias da minha viagem ao norte. Poderão ver todas  aqui . Beijinhos, Tânia Régua ( Peso da Régua) Nossa Senhora dos Rémedios (vista da Avenida) ( Lamego) .Que acham destas últimas fotografias?

5 dias, 5 músicas ! | Christmas [1/5]

(1/5 ✔) Letra : Pinheirinho, pinheirinho  De ramos verdinhos  P´ra enfeitar, p´ra enfeitar  Lindos presentinhos (bis) Uma bola aqui  Outra acolá  Luzinhas que tremem  Que lindo que está. Olha o Pai Natal  De barbas branquinhas  Traz o saco cheio  De lindas prendinhas.