Avançar para o conteúdo principal

Setembro Amarelo

                                          

Setembro amarelo, teve início no Brasil em 2014 mas rapidamente foi estendido a outros locais.  A campanha Setembro Amarelo tem como objectivo a prevenção ao suicídio.

Hoje  dia 10 de Setembro é dia mundial de prevenção ao suicídio.

Estima-se que todos os anos se suicidem perto de 800 mil pessoas ( qualquer coisa como uma pessoa a  cada 40 segundos), colocando assim o suicídio entre as 20 principais causas de mortes em todo o mundo. Chegando a superar o número de mortes por malária, cancro da mama ou mesmo as guerras e outros homicídios.

Sabiam que a Europa é a região do mundo com a taxa de suicídio mais alta? E Portugal está acima da média global (com um taxa de 14,0 por cem mil habitantes em 2016. Fonte: OMS)

Há evidencias de que para cada adulto que cometeu suicídio, possivelmente mais outros 20 tentaram. Os suicídios são evitáveis.  O suicídio é  um problema grave de saúde mental, daí que seja necessário a nossa atenção. 

Para tal é necessário:

- A detecção precoce e o tratamento da depressão, dos transtornos por uso de álcool e outros transtornos são peças chaves para a prevenção do suicídio. Em seguida, é necessário acompanhar quem já tenha tentado suicídio. Sempre com profissionais que os possam ajudar. 

- Intervenções eficazes que sejam destinadas a reduzir o acesso a meios para cometer suicídio

- Que os meios de comunicação adopte normas responsáveis para noticiar o suicídio 

-  Politicas para redução de uso nocivo do álcool  

- Que os serviços de saúde incorporem a prevenção do suicídio entre os seus componentes básicos

A cerca de 2 ou 3 anos, tive  um primo cometeu suicídio. Aos olhos da maioria  ele parecia estar bem mas, no entanto, aconteceu e o Lucas ficou sem pai. Os casos de suicídio ou tentativa de um , podem estar mais perto do que nós imaginamos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Permitir | Poema

Permite-te observar, Permite-te rir, Permite-te chorar, Permite-te sorrir, Permite-te sonhar, Permite-te cair, Permite-te voar, Permite-te ouvir, Permite-te transbordar, Permite-te ir, Permite-te errar, Permite-te conhecer, Permite-te experimentar, Permite-te viver, Permite-te tropeçar, Permite-te ser, Permite-te mudar, Permite-te renascer E recomeçar. Apenas permite... 🦋                                         Tânia R.

Cá estou eu !

   Olá a todos, peço-vos desculpa pela minha ausência aqui do cantinho. Esta ausência deve-se ao facto de estar a passar uns dias na casa dos meus avós paternos e até ontem tive de tomar conta da minha pequenina (que hoje foi para Londres, é uma sortuda) e  foi difícil vir cá.   Mas, em principio, a partir de hoje estarei mais ativa por aqui. Hoje vou visitar os vossos cantinhos.  Beijinhos :)

Textos da Tânia | As palavras ao vento voam

As palavras ao vento voam. Voam como folhas soltas ou aquelas folha que caiem no outono. As palavras estão cada vez mais gastas e infelizmente têm menos significado. É-me difícil perceber para onde elas nos levam pois nem sempre são verdadeiras, corajosos são aqueles que ainda conservam a esperança nas palavras ditas pelos outros. Nos últimos tempos, estamos a perder o valor das palavras, o valor na confiança nos outros e no que os outros nos dizem. Eu faço parte daquela percentagem de pessoas que nasceu desconfiada, que ao mínimo sinal de desconfiança fica alerta mas de alguma forma achava que sabia "escolher" as pessoas que me eram próximas... No entanto, à medida que vou vendo esta falta de promessa nas palavras ditas faz com que não acredite em nada sendo a consequência andar constantemente de pé atrás nas relações interpessoais. Já pararam na rua, sentaram-se e observaram "os outros"  ? Prestaram atenção às palavras ditas e também às não ditas pela v...